domingo, 3 de junho de 2012

Biografia

                                             O Rei do Baião Luiz do Sertão

         Luiz Gonzaga nasceu num sitio da serra de araripe,na zona rural do sertão de Pernambuco.Esse lugar mais tarde seria homenagiado pelo propio na canção "Pé de serra".Seu pai como todo morador daquela região trabalhava na roça,e quando tinha tempo tocava acordeon.Foi com seu pai que Luiz aprendeu a tocar arcodeon,desde criança Luiz começava a se aprensentar em festas juninas,bailes e bares.Luiz Gonzaga em todas as canções manteve a autenticidade da cultura nordestina atraves das suas musicas,foi com o baião que ele se consagrou,a canção  emblematica de sua  carreira foi "Asa branca" que compôs em 1947,em parceria com o advogado ceraense Humberto Teixeira.
        Proximo dos dezoitos anos se apaixonou pela primeira vez por uma moça da região,e foi rejeitado pelos pais da moça que chegou ate a ameaça-lo de morte caso insistise no relacionamento.Mesmo assim os dois continuaram a se encontra e naoraram por algum tempo.Janúario e Santana(seus pais) deram-lhe uma surra ao descobrir que ele insistia no relacionamento,revoltado por não poder ficar com a moça e por ter sido ameaçado de morte ele foge de casa e acaba engressando no exército na cidade de Crato-CE.Ficou nove anos no exército com a patente de soldado e também sem dar notícias.
       Em Minas Gerais conheceu o soldado Domingos que tinha habilidade com o arcodeon,onde reviveu o espírito musical em Luiz Gonzaga.
       Em 1939 deu baixa no exército brasileiro,estava decido a se dedicar a musica.Começou a tocar nas áreas de prostituição do Rio de Janeiro,no inicio  da carreira solava apenas acordeon,"Vira e Mexe" foi a primeira musica que gravou em disco.Veio depois sua primeira contratação pela rasio nacional.
      Ele teve um caso  com a cantora Adaléia que foi expulsa de casa por ter engravidado do namorado(que não era Luiz),Luiz sabendo que ela seria mãe solteira decidiu assumir a criança,dando o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento Junior.
     Em 1946 voltou a sua terra natal para reencontrar os pais,que sofreram  muito sem saber notícias de seu filho.O reencontro com seu pai é narrado em sua composição "Respeita Janúario".
     Nesse mesmo ano Adaléia morreu sua "ex-mulher" para desespero de Luiz,o filho deles apelidado de Gonzaguinha ficou orfão com dois anos.Sua mulher(atual) Helena não aceitou que Luiz criace o menimo.Luiz então entrgou a criança para os padrinhos.
    Ao passar do tempo Luiz não se bem com o filho,apesar de ama-lo achava que ele não teria  um bom futuro,pois andava com marginais na favela.Gonzaguinha cresceu rebelde  e acabou se viciando em alcóol,Helena também não queria a proximação dos dois,sempre estava implicando com ele.Gonzaguinha contraiu tuberculose aos quatorze anos e quase morreu.Ao passar o tempo,tudo foi melhorando quando seu filho resolveu se tratar e concluir a universidade e se tornou musico.Pai e filho ficaram mais unidos quando em 1980 viajaram pelo Brasil,eles se tornaram grandes amigos e conseguiram viver em paz.
    Luiz Gonzaga sofria de osteoporose há alguns anos.Morrau de parada cardiorespiratoria no hospital Santa Joana em Recife-PE.Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu munícipio natal.
    
       
      
    

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário